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quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dicas de marketing nas mídias sociais

Mídias Sociais



O marketing nas mídias sociais é o conjunto de ações de marketing digital
que visam criar relacionamento entre a empresa e o consumidor, para
atrair a sua atenção e conquistar o consumidor online.
O marketing nas mídias sociais envolve basicamente relacionamento com
seus clientes através da Internet. Esqueça a publicidade. Um dos grandes
erros das empresas nas mídias sociais é querer fazer propaganda de seu
produtos e serviços sem ao menos criar relacionamento com seu público.
Você não quer ser o chato da festa, quer? Você não entra em uma festa
gritando o nome de seus produtos e suas ofertas, nem distribuindo
folhetos. Festas são lugares para networking, não para propaganda. Então
não faça isso nas mídias sociais. Conheça pessoas, se relacione com elas,
e contribua. Depois quem sabe você poderá fazer alguma promoção ou
ação comercial.
O conteúdo, gerado no marketing de conteúdo, é peça chave deste
processo. O conteúdo ajuda a manter uma conversa mais constante, e
portanto facilita o relacionamento e o envolvimento.
Pense sempre nas mídias sociais como um lugar para se relacionar com
seus clientes. Pense sempre em estratégias de relacionamento. Se você
se relacionar, as pessoas irão, mais cedo ou mais tarde, visitar seu site, e
quando precisarem, vão procurar seus produtos ou serviços.
As mídias sociais são um campo muito vasto, e a criatividade é a única
coisa que limita o que você pode fazer nelas. Mas você tem que começar
com algumas ações práticas, e para isso você pode começar seguindo
estas dicas, e implantando já cada uma das ações a seguir.

Use seu blog

Como vimos no marketing de conteúdo, você deve criar um blog no site da
sua empresa, e mantê-lo atualizado. Isso facilita a comunicação, e mantém
o consumidor informado.
A grande maioria das mídias sociais, como o Twitter e o Facebook,
possuem mecanismos para atualizar seu perfil a partir do seu blog. Assim
quando você publica algo, os consumidores que seguem, ou são amigos
seus, nas mídias e redes sociais, estarão atualizados.
Note que muitas pessoas se concentram somente em uma ou duas redes
sociais. Lêem pouco os blogs, e não usam tanto os emails. Assim,
abastecer seu perfil nas redes sociais com os artigos do seu blog, amplia a
exposição da sua empresa.

Crie seu Twitter

O Twitter se expandiu muito rapidamente, como uma central de
informações. Ele está sendo usado pelo seu consumidor, por jornalistas,
por blogueiros, e por influenciadores do seu mercado. Assim ele deve ser
uma das bases de sua estratégia de marketing nas mídias sociais.
Crie um perfil seu, de sua empresa ou de seu blog no Twitter
(www.twitter.com). Busque pessoas importantes para seu negócio e
comece a segui-los.
Instale em seu blog um aplicativo que tuite seus posts (como falei
anteriormente o WordPress tem isso pronto como um plugin) e
complemente escrevendo coisas interessantes que acontecem com seu
negócio uma vez por dia.
O Twitter é uma importante ferramenta para promoções e ações virais. Mas
deixe para fazer isso quando tiver uma base estabelecida de seguidores.
As promoções e ações virais funcionam melhor depois que as pessoas já
estão acostumadas a se relacionar com você.

Faça um mapa

Faça um mapa da blogosfera. Ele é uma lista dos principais blogs que
falam sobre temas relacionados ao seu negócio, e que possivelmente seu
consumidor também lê. Isso é muito útil para todas as ações de marketing
digital.
Sua lista deve ter pelo menos quinze blogs relacionados ao seu negócio.
Você pode encontrá-los pesquisando no Google temas relacionados ao
seu negócio e observando os blogs que mais aparecem e são mais ativos.
Assine os respectivos feeds de cada blog e acompanhe esses blogs uma
vez por semana. Para isso o iGoogle (www.google.com/ig) é uma
ferramenta muito prática, pois permite que você acompanhe vários blogs
em uma única tela.
Faça comentários sempre que ler um post interessante em um destes
blogs. Coloque seu e-mail e seu site na assinatura do comentário. Isso
ajudará você a se tornar conhecido.
Com o tempo você estará se relacionando com os blogueiros e editores
destes blogs, e poderá ter links ou artigos seus publicados neles.

Crie seu perfil nas redes sociais

Como uma pequena empresa, seu marketing digital deve ser focado. E o
seu foco é simples: Você tem que estar onde o consumidor está.
Assim, você não pode estar em todos os lugares. Pense nas mídias sociais
que são mais relevantes para o seu consumidor. Se necessário, converse
com alguns clientes e veja quais eles usam: Facebook, MySpace,
YouTube, Twitter, LinkedIn?. Quem tem que dizer quais mídias sociais você
deve utilizar é o seu consumidor.
Crie um perfil seu, de sua empresa ou de seu blog nas Mídias e Redes
Sociais mais relevantes. Pesquise fóruns, comunidades e grupos de seu
interesse e participe deles. Acompanhe seus contatos e mensagens uma
vez por semana.
Crie um perfil profissional seu, não de sua empresa, no LinkedIn
(www.linkedin.com), ou em outras redes sociais de nicho que você
considerar relevantes para o seu caso. Crie sua rede inicial no LinkedIn
com ex-colegas de estudos e trabalho e outros contatos que você
conhece. Participe dos grupos de seu interesse.
Acompanhe seus contatos e mensagens uma vez por semana.

Não faça SPAM

Nunca use ferramentas de envio de mensagens em massa. Resista à
tentação de fazer publicidade aberta em suas intervenções.
Lembre-se que em todas as redes sociais você pode ser bloqueado. Enviar
propaganda em massa é a forma mais rápida de perder relacionamentos
com seus consumidores.
Usar sempre seu nome, e-mail e site como assinatura de qualquer
intervenção que fizer nas mídias ou redes sociais, é muito mais eficiente.
Interaja com os consumidores
Cada vez mais os consumidores querem ser atendidos pelas empresas, pelo
mesmo canal de comunicação que elas interagem com eles.
Se você usar o Twitter para uma promoção, prepare-se para atender a
duvidas, reclamações e elogios pelo Twitter. Se você tem um perfil no
Facebook, fique atento, pois seu cliente utilizará este canal para tirar
dúvidas e interagir com sua empresa.
Para isso use uma regra simples das mídias sociais: Ouça primeiro,
Interaja quando necessário, Responda quando perguntado.
Se um consumidor fizer uma reclamação através das mídias sociais.
Resolva e depois comunique a solução. E faça isso rápido. A mídia
espontânea gerada por um bom atendimento através das mídias sociais é
muito maior do que a você imagina.
Quando atender clientes nas mídias sociais para resolver qualquer
problema, ou quando receber uma crítica através delas. lembre-se:
Consumidores não querem empresas perfeitas, mas empresas que se
importam com ele.

Ações Promocionais

Quando estiver seguro que tem uma boa rede de relacionamentos nas
mídias sociais, então será na hora que fazer ações promocionais através
delas.
Crie inicialmente ações promocionais simples, fáceis de entender e com
regras claras.
Pense bem o que vai oferecer, se é um desconto ou um produto, um
sorteio ou uma gincana, e quais as restrições de participação. Pense se
faz sentido para seu consumidor e se algo pode dar errado. Pense
inclusive o que acontece se a ação der muito certo.
Muitos problemas ocorrem em ações promocionais nas mídias sociais
porquê as empresas dimensionam mal a ação. A ação é bem sucedida e
faltam produtos para atender a todos. Nem sempre é o caso, mas tenha
certeza absoluta que pode cumprir o que está prometendo.
Se sua oferta só pode atender a dez consumidores, deixe isso claro. Se
você só pode entregar em uma região, deixe isso claro. Só prometa o que
tem certeza que pode cumprir.
Comece com promoções simples, e vá ampliando as ofertas conforme
sente confiança.

Seja focado, e mantenha a conversa fluindo

Reserve para tudo isso um horário, uma vez por semana, para trabalhar
seu relacionamento com o público nas mídias sociais. O importante é criar

algo que seja constante.

8 comentários:

  1. Artigo muito bom. Estou começando o meu blog agora e gostei muito desse artigo.
    Parabéns.
    Se puder acessa lá pra conhecer:

    http://www.alexandrehart.com

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  2. Artigo excelente. Parabéns.

    Estou começando o meu blog agora se puder acessa lá pra conhecer, toda opinião e criticas são bem vindas.

    http://www.modelosdecarros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Interessante o assunto
    São as conexões que movem a vida, tanto na área profissional e pessoal.

    http://gambiarranaveia.blogspot.com.br/

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  4. Parabéns!
    Nada melhor que a interligação para alavancar o negócio, afinal somos carentes das partes. Um abraço.

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  5. parabéns!
    Muito bom este artigo.
    Continue postando neste nível
    abraços

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  6. É preciso criar um relacionamento com o público para criar um negócio sólido e lucrativo. Parabéns pelo artigo! Abraço.

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  7. Muito bom o post!!
    Beijos
    Patricia Zanella
    www.entendademoda.com.br

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