terça-feira, 3 de setembro de 2013

Dicas de Monitoramento de Sites


Dicas de Monitoramento de Sites


Lembre-se: Se não se pode medir, não se pode melhorar.


O monitoramento é o conjunto de ações de marketing digital que visam
acompanhar os resultados das estratégias e ações visando aprimorar o
marketing e sua eficiência.

No monitoramento, você monitora seu site, seu blog, e todas as ações de
marketing digital, melhorando o que não está dando certo, e reforçando o
que está.
Isso quer dizer que além de implementar as primeiras seis estratégias do
marketing digital, que descrevi até o momento, você tem que monitorar seu
site, e todas as ações para medir os resultados e aprender com eles.
No caso das pequenas empresas, elas devem implementar no mínimo as
dicas a seguir, e implantando já cada uma das ações propostas.

Monitore seu site já

Use uma ferramenta de monitoramento de sites. Se não tiver uma, use o
Google Analytics, que é gratuito.
Esta ferramenta deve permitir monitorar todas as páginas de seu site, e
gerar relatórios individuais de cada página e compilados, incluindo dados
diários, semanais, mensais e de períodos determinados.
Sempre que necessário crie uma página de entrada, onde o consumidor
vai para após o clique, para cada nova ação. Assim você pode monitorar
ações específicas.
Mantenha o monitoramento geral do site com relatórios e análises
semanais ou quinzenais.
Monitore cada uma das ações
Em cada nova ação ou campanha, crie uma página de entrada voltada
para a ação. Uma página específica, com um endereço para cada ação de
marketing digital, como www.seusite.com/promonatal.php, permitirá que
você analise cada uma das ações individualmente.
Defina que informações serão monitoradas na campanha.
Em geral, são aquelas que afetam o desempenho ou estão relacionadas
aos objetivos.
Defina, a partir do objetivo da campanha, qual será a conversão esperada
e crie uma página de conversão.
• No marketing de conteúdo monitore cada post do blog.
• No marketing de mídias sociais monitore a origem das visitas,
separando de onde vem as visitas, por exemplo do Twitter ou do
Facebook, e para onde vão, ou seja, se permanecem algum tempo
no site, ou se saem pela mesma página que entraram.
• Em campanhas de email marketing, implemente um ponto de
monitoramento para saber quais emails foram abertos. Para isso, use
uma imagem, carregada no seu site, e links, com detalhes das
informações presentes no email.
• Em campanhas de marketing viral, implemente no widget ou vídeo
viral um ponto de monitoramento de downloads, exibições ou cliques,
conforme o caso.
• Em campanhas de banners, monitore os cliques e o tempo de
permanência no site usando uma página de entrada, ou um código,
para cada um dos e formatos publicados.
• Nas campanhas em vídeo, use as ferramentas presente no YouTube
ou Vimeo. Monitore o tempo de permanência, para ter certeza que os
visitantes de fato assistem a todo o vídeo, e não somente os
primeiros segundos.

Analise periodicamente

Crei uma reunião mensal de marketing digital, e analise todas as
informações monitoradas, sua evolução em relação ao mês anterior, e o
que foi melhor e pior.
Durante uma campanha, defina uma periodicidade de análise das
informações de monitoramento e de tomada de decisão de correção de
rumos.
Ela deve garantir no mínimo quatro análises ao longo de toda a campanha.
Ao final da campanha, faça uma análise geral dos resultados buscando
aprender com os erros, os acertos e o comportamento de seu consumidor
durante a campanha.


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