segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Os Sete Passos para Criar um Blog que dá Resultado

Como criar um blog que dá resultados para divulgar empresas?


 Os Blogs estão inseridos no que chamo de Marketing de Conteúdo, pois ajudam seus clientes a encontrar sua empresa e a valorizar seus produtos e serviços, através do conteúdo e das informações que você, ou sua empresa distribui livremente.Embora dê resultados, criar e manter um Blog requer planejamento e disciplina.

Assim está aí os 7 passos para o planejamento e implantação de um Blog, voltado a divulgar sua empresa e produtos na Internet, e que quero agora compartilhar com você :
  1. Defina quem é o seu público-alvo : Antes de qualquer coisa o seu blog tem que ter um objetivo claro, e um público alvo. Obviamente ele deve ser parte do seu público consumidor.
  2. O que se pretende do público-alvo : Você deve definir que tipo de relacionamento quer desenvolver com o seu consumidor. Se você espera uma ação imediata, como uma compra ou pedido, seu blog tem que estar focado em informações que o publico busca antes de decidir pela compra.
  3. Como se comporta o público-alvo : Onde este público está, como ele navega na Internet, e o que ele gosta. Você deve fazer uma pesquisa na Internet para saber como o seu consumidor busca informação e o que procura.
  4. Que conteúdo produzir para o público-alvo : Somente com as respostas dos três passos anteriores é que você irá definir o foco do seu blog e que conteúdo será produzido. Lembre-se seja específico, faça uma lista dos temas e conteúdos que você pretende publicar.
  5. Como produzir este conteúdo : Não se engane, você tem que planejar como irá produzir o conteúdo e em que volume e periodicidade. Defina se vai contratar alguém ou se você irá escrever. Mas se for você quem escreve, reserve tempo para isso semanalmente.
  6. Que plataforma utilizar : Antes de sair criando um blog estude bem qual a plataforma que irá utilizar, como e onde vai instalar o blog. Minha sugestão é que você use o WordPress e instale o blog dentro do seu próprio site.
  7. Como vou divulgar o seu blog : Seu blog não será descoberto por mágica. Além disso pode demorar muito até que o Google comece a varrer seu blog e publicá-lo nas buscas. Acelere as coisas. Faça uma lista das ações de divulgação que pretende implementar e quais mídias que você irá utilizar para divulgação. Novamente seja específico, liste os nomes dos sites, portais, blogs, comunidades, fóruns e redes sociais onde pretende difundir a informação que seu blog agora existe.

2 comentários:

  1. Pois é meu blog divulgo na maioria das reportagens que vejo no facc. O DILEMA É: menos filhos menos violência chama-se afaxineiraqueensina.blogspot.com. br, é isso obrigado

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu blog divulgo na maioria das reportagens que vejo no facc. O DILEMA É: menos filhos menos violência chama-se afaxineiraqueensina.blogspot.com. br, é isso obrigado

    ResponderExcluir