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sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dicas de uso do Google

Dicas de uso do Google

Agora que falamos de dicas para utilizar as sete estratégias do marketing digital, vamos falar
sobre algumas ferramentas que facilitam a pesquisa e o monitoramento da Internet para o seu negócio.
O Google possui uma infinidade de ferramentas, mas muitas delas não são práticas para o uso no marketing digital, ou porquê são muito técnicas, ou porquê são mais úteis para determinado nicho de mercado. Para usar o Google, melhorar a posição do seu site nas buscas, e monitorar suas ações de marketing digital, você pode começar seguindo estas dicas, e implantando já cada uma das ações a seguir:
Use o iGoogle
O iGoogle (www.google.com.br/ig) é um painel de controle do Google, que substitui a página 
principal do Google quando você cria sua conta nele. 
Assim crie uma conta Google, ou use sua conta de Gmail. Configure uma página inicial que permita 
que todo dia pela manhã você se informe sobre o que acontece na Internet. É isso que o iGoogle faz 
de melhor. Inclua widgets (pequenos aplicativos do iGoogle) de seu jornal preferido, de um ou mais portais de seu ramo de atividade, da previsão do tempo em sua cidade e dos feeds dos blogs mais importantes ligados a seu setor.  
Use também os widgets do Facebook, do Orkut, do Twitter, e outros que facilitem seu acesso às informações das redes sociais. Use as buscas do Google para medição Uma vez a cada quinze dias pesquise as palavras-chave mais importantes para que seu consumidor e seu negócio. Encontre a posição de sua empresa na busca, e a posição dos seus concorrentes.
Mantenha um registro por escrito dos resultados para saber se sua visibilidade está melhorando ou piorando.
Lembre-se que sua posição nas buscas ajuda em muito a atrair novos visitantes para o seu site. 
Ela depende do seu site, do seu marketing de conteúdo e de seus visitantes, mas também das ações dos seus concorrentes. Você pode estar fazendo tudo certo, mas seu concorrente pode estar fazendo melhor. Assim monitore pelo menos duas vezes por mês as buscas para saber a sua posição e tomar as providências necessárias.
Crie um enxoval mínimo
Certifique-se de utilizar todas as ferramentas básicas de divulgação oferecidas pelo Google, e faça o mesmo com seus similares no Bing e o Yahoo. Use o Google Maps (www.google.com.br/maps), com o endereço e descrição da sua empresa e filiais. Use o Google WebMasters Tools (www.google.com.br/webmasters), que lhe dá preciosas informações de como o Google enxerga o seu site.
Tenha um arquivo sitemap.xml (www.sitemaps.org), que facilita as buscas do Google. Se você não sabe como fazer isso, consulte o Google ou seu Web Designer.
Você não precisa ser técnico, apenas solicitar a seu webmaster que garanta o uso dessas ferramentas.
Acompanhe e aprenda. Peça um relatório semanal do Google Analytics (www.google.com.br/analytics) de seu site e mantenha o hábito de analisá-lo. Você aprenderá muito sobre seu público consumidor.
Mas é importante fazer isso periodicamente, e sempre. Assim você vai se familiarizar com as informações, e vai entender melhor como analisá-las e qual o significado de cada uma.
Tenha especial atenção a estas três informações dizem muito a respeito do seu marketing digital:
• O número de visitantes únicos.
• O número médio de páginas por visita.
• O tempo de permanência no site.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Os Sete Passos para Criar um Blog que dá Resultado

Como criar um blog que dá resultados para divulgar empresas?


 Os Blogs estão inseridos no que chamo de Marketing de Conteúdo, pois ajudam seus clientes a encontrar sua empresa e a valorizar seus produtos e serviços, através do conteúdo e das informações que você, ou sua empresa distribui livremente.Embora dê resultados, criar e manter um Blog requer planejamento e disciplina.

Assim está aí os 7 passos para o planejamento e implantação de um Blog, voltado a divulgar sua empresa e produtos na Internet, e que quero agora compartilhar com você :
  1. Defina quem é o seu público-alvo : Antes de qualquer coisa o seu blog tem que ter um objetivo claro, e um público alvo. Obviamente ele deve ser parte do seu público consumidor.
  2. O que se pretende do público-alvo : Você deve definir que tipo de relacionamento quer desenvolver com o seu consumidor. Se você espera uma ação imediata, como uma compra ou pedido, seu blog tem que estar focado em informações que o publico busca antes de decidir pela compra.
  3. Como se comporta o público-alvo : Onde este público está, como ele navega na Internet, e o que ele gosta. Você deve fazer uma pesquisa na Internet para saber como o seu consumidor busca informação e o que procura.
  4. Que conteúdo produzir para o público-alvo : Somente com as respostas dos três passos anteriores é que você irá definir o foco do seu blog e que conteúdo será produzido. Lembre-se seja específico, faça uma lista dos temas e conteúdos que você pretende publicar.
  5. Como produzir este conteúdo : Não se engane, você tem que planejar como irá produzir o conteúdo e em que volume e periodicidade. Defina se vai contratar alguém ou se você irá escrever. Mas se for você quem escreve, reserve tempo para isso semanalmente.
  6. Que plataforma utilizar : Antes de sair criando um blog estude bem qual a plataforma que irá utilizar, como e onde vai instalar o blog. Minha sugestão é que você use o WordPress e instale o blog dentro do seu próprio site.
  7. Como vou divulgar o seu blog : Seu blog não será descoberto por mágica. Além disso pode demorar muito até que o Google comece a varrer seu blog e publicá-lo nas buscas. Acelere as coisas. Faça uma lista das ações de divulgação que pretende implementar e quais mídias que você irá utilizar para divulgação. Novamente seja específico, liste os nomes dos sites, portais, blogs, comunidades, fóruns e redes sociais onde pretende difundir a informação que seu blog agora existe.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ações promocionais no Marketing Digital

Ações promocionais no marketing digital


A ação promocional, a Promo. é a atividade mais conhecida no Marketing. As empresas visando o objetivo direto de promover suas vendas e assim aumentar o seu faturamento, se tornam sensível às ações promocionais, optando por este evento.
Mas quando olhamos para a Internet vemos ações promocionais tímidas, normalmente servindo de apoio para outras campanhas, para promoções do ponto de vendas, ou informando sobre desconto promocionais. 
Na verdade é possível obter muito mais do que isso. Você pode criar ações promocionais exclusivas para a Internet, que aproveitem as redes sociais dos próprios consumidores, e que criem um efeito rápido de divulgação. O resultado pode ser muito rápido e a relação custo-benefício bastante atraente.
Mas para criar uma ação promocional na Internet você primeiro deve se perguntar: O que o consumidor quer ?
É obvio que todos querem promoções e descontos, mas temos que lembrar os três principais desejos do consumidor on-line, antes de definir nossa ação promocional. O consumidor on-line busca Informação, Entretenimento e Relacionamento. São estes três desejos que devem ser trabalhados em uma ação promocional para que ela seja eficiente.
Assim sua ação promocional deve explorar estes três desejos do consumidor com um enfoque integrado :
  1. Informação : A ação deve informar sobre a oportunidade única disponível somente pela Internet. A oferta pode estar associada diretamente ao produto, ou relacionada a alguma outra ação atraente para o público-alvo.
  2. Entretenimento : A ação deve fazer com que o consumidor participe e se envolva em algum tipo de evento. Os sorteios parecem atraentes, mas são muito estáticos para a Internet. Uma competição, uma gincana, ou um jogo geram resultados mais interessantes.
  3. Relacionamento : A ação deve envolver a rede de relacionamento do consumidor. Deve explorar de forma consciente a rede social a qual o consumidor pertence. O consumidor deve se sentir importante, na medida que a promoção valoriza não só ele, mas também seus amigos.
Para exemplificar o funcionamento das ações de promoção na Internet vamos falar de alguns produtos que desenvolvemos para serem utilizados com plataformas promocionais :

  1. Twitter promo : Metodologia e ferramenta que permite lançar ações promocionais no Twitter, utilizando a capacidade viral da rede. Com ela, transformamos a oferta da promoção em uma competição onde o consumidor divulga a própria promoção, e ganham aqueles que trouxerem mais visitas ao site da promoção. Assim o consumidor se envolve em uma promoção, informando seus amigos de uma oportunidade imperdível, e ao mesmo tempo se beneficia dela, sendo premiado pela divulgação.
  2. Pollgate ( www.pollgate.com.br ) : Uma rede social baseada em enquetes multimídia sobre diversos assunto. Com ele uma empresa pode promover um produto ou serviço a partir de enquetes, a serem respondidas pelos internautas. Além disso, é possível criar uma competição premiando aqueles que criarem uma pergunta relacionada ao produto e tiverem mais respostas.
  3. Meusparabens ( www.meusparabens.com.br ) : Uma ferramenta web, que permite ao consumidor cadastrar os aniversários dos amigos e ser lembrado deles. Com ele uma empresa pode promover seu produto ou serviço oferecendo premiação aos aniversariantes cadastrados, ou motivando o consumidor a cadastrar os aniversários dos amigos, e posteriormente enviando oferta promocionais aos aniversariantes.
  4. Meetango ( www.meetango.com ) : Uma rede social onde o usuário informa “O que deseja fazer” – como assistir a um filme, ir a um show de rock, a uma exposição de arte – e encontra na rede alguém interessado em fazer a mesma coisa. Trata-se de um novo conceito de “future activity streaming”. Com ele é possível a promoção de eventos, onde os consumidores conseguem acompanhantes ou turmas para ir a Shows, ou a promoção de experiências com o produto, onde os consumidores montam seu próprio grupo de degustação ou experimentação.
  5. Flirt Prints ( www.flirtprints.com ) : Rede social de paquera, com a qual as pessoas anonimamente fazer contato no mundo off-line, depois se comunicam no mundo on-line para se conhecerem melhor. Com ele a empresa pode promover seu produto ou serviço nos cartões “flirtprints”, que o usuário imprime e distribui para suas paqueras. Depois de se conhecem on-line a mesma empresa pode oferecer o ponto de encontro, novamente expondo seu produto ou serviço.
  6. Estilook ( www.estilook.com ) : Rede Social para amantes e profissionais da Moda e Estilo, onde o consumidor mostra seu próprio estilo. Nela a empresa pode criar uma promoção onde os consumidores publicam fotos de como usar o produto, e os melhores “Looks”, que são votados pelos próprios consumidores. Além da promoção e da premiação, a rede ainda possibilita se entender as formas mais populares de uso dos produtos.
  7. Go Zub (www.gozub.com ): Rede Social que permite implantar em uma promoção o “estilo Twitter”. Com ela a empresa pode se utilizar da infra-estrutura do Gozub, com seu próprio logo, e promover uma campanha promocional para seus clientes, integrada ou não ao Twitter.